Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Reservatórios do Sudeste têm melhor nível desde 2006

Os reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste iniciaram o ano no melhor nível desde 2006. Responsáveis por 67% da capacidade de armazenamento de energia do País, as usinas das duas regiões devem receber ainda mais água nos próximos meses, chegando ao período seco em níveis confortáveis para garantir o suprimento nacional por todo o ano.

Agência Estado |

Para o consumidor, porém, há uma notícia ruim: a tarifa de eletricidade deve subir entre 5% e 10% em 2009.

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste estavam com 56,6% de sua capacidade de armazenamento de energia no primeiro dia útil do ano. O volume é 9,8 pontos porcentuais superior ao registrado no mesmo dia de 2008, ano em que o País enfrentou dificuldades no suprimento energético e teve que apelar para a operação de um grande número de usinas movidas a óleo diesel. Além disso, o governo foi obrigado a desviar gás natural de outros consumidores para térmicas.

"O equilíbrio entre oferta e demanda de energia está assegurado este ano, com risco mínimo de apagão e sem necessidade de energia térmica em grande escala", avalia o professor Nivalde de Castro, que coordena o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) do Instituto de Economia da UFRJ. Segundo ele, além das fortes chuvas dos últimos meses, a política do ONS de gerar energia térmica durante todo o ano passado e a desaceleração do consumo de eletricidade contribuíram para melhorar o cenário.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG