Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Reservas provadas da PETROBRAS crescem 1,2% em 2008

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras anunciou nesta quinta-feira que terminou 2008 com reservas provadas no Brasil de 14,093 bilhões de barris de óleo equivalente (boe), crescimento de 1,2 por cento em relação a 2007. As reservas de petróleo e condensado totalizaram 11,969 bilhões de barris, enquanto que as de gás natural atingiram 337,624 bilhões de metros cúbicos.

Reuters |

Dentre as principais apropriações em 2008, a empresa listou as descobertas em blocos exploratórios no Espírito Santo e outros incorporados a campos de produção já existentes. Também afirmou que "o pré-sal do Espírito Santo está contribuindo com reservas de 128 milhões de barris de óleo equivalente".

"Durante o ano de 2008, foram apropriados 920 milhões de boe às reservas provadas (no país), contra uma produção acumulada de 747 milhões de boe", informou a estatal em um comunicado.

Já as reservas provadas no exterior caíram 9 por cento no ano passado, para 992 milhões de boe.

"A apropriação de reserva provada (fora do Brasil) ocorreu em função do melhoramento da recuperaçào de petróleo em campos na Argentina e no Peru, e da apropriação de reservas no campo de Cascade, nos Estados Unidos", disse a empresa.

Os números são baseados nos critérios da Society of Petroleum Engineers (SPE).

(Por Fabio Murakawa)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG