Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Reservas em moeda estrangeira no Eurossistema caem para 166 bilhões de euros

Frankfurt (Alemanha), 5 ago (EFE).- As reservas em moeda estrangeira no Eurossistema caíram para 166 bilhões de euros, após ter diminuído em 100 milhões de euros na semana que terminou em 1º de agosto.

EFE |

O Banco Central Europeu (BCE) informou hoje que esta variação aconteceu em conseqüência das operações de bolsa e por conta de clientes.

Além disso, na quinta-feira passada, venceu uma operação de injeção de liquidez em dólares no valor de US$ 25 bilhões, e foi liquidada outra do mesmo valor com vencimento a 28 dias.

O Eurossistema realizou estas operações em relação ao acordo de divisas recíproco de caráter temporário (linha de swap) entre o BCE e o Federal Reserve (Fed, banco central americano).

A posse de valores negociáveis emitidos em euros por residentes da zona do euro caiu em 400 milhões de euros, para 111,7 bilhões de euros.

Ao mesmo tempo, o número de cédulas em circulação aumentou em 4,8 bilhões de euros, para 688,6 bilhões de euros.

As reservas de ouro diminuíram em 26 milhões de euros, "devido à venda desse metal efetuada por um banco central do Eurossistema" e à aquisição de moedas de ouro realizada por outra entidade monetária.

Os depósitos de administrações públicas diminuíram para 59,5 bilhões de euros.

Nas verbas relacionadas às operações de política monetária do BCE, o volume de empréstimo líquido concedido pelo Eurossistema a entidades de crédito diminuiu em 9,5 bilhões de euros, para 465,9 bilhões de euros. EFE aia/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG