Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Republicanos preparam resolução contra ajuda financeira do Governo dos EUA

Washington, 30 dez (EFE).- Líderes do Partido Republicano preparam um documento condenando os resgates financeiros aprovados pelo Governo dos Estados Unidos, que qualificam de métodos socialistas, informou hoje o jornal The Washington Times.

EFE |

De acordo com a publicação, a resolução será apresentada na reunião do partido, em janeiro, e criticará o presidente, George W.

Bush, e os republicanos das câmaras do Congresso que apoiaram o plano de resgate para o setor financeiro e a indústria automotiva.

O advogado James Bopp, autor da resolução e vice-presidente do Comitê Nacional Republicano (RNC, em inglês), busca agora o apoio dos 160 membros com direito a voto.

Bopp explicou que a resolução também se opõe aos programas de obras públicas do presidente eleito, Barack Obama - que é democrata -, "e apóia alternativas conservadoras".

Segundo "The Washington Times", os promotores da resolução republicana dizem ter os votos para conseguir esta "rebelião sem precedentes" na história dos dois principais partidos políticos do país.

O Congresso, de maioria democrata, aprovou em outubro um pacote de resgate financeiro de US$ 700 bilhões para Wall Street, o que gerou fortes atritos entre os legisladores republicanos.

A mesma oposição republicana reclamou no Congresso, posteriormente, o plano de resgate para General Motors (GM), Ford e Chrysler.

Sob pressões dos "Três Grandes de Detroit", a Casa Branca finalmente autorizou o repasse de US$ 17,4 bilhões do pacote de resgate de Wall Street, mas também estabeleceu uma série de condições para a reforma do setor automotivo.

A resolução será votada durante a próxima reunião do RNC, entre 28 e 31 de janeiro. EFE mp/dp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG