Madri, 13 nov (EFE) - A petrolífera hispano-argentina Repsol YPF começará a perfurar dois novos poços de petróleo na Bacia de Santos, considerada uma das principais áreas de crescimento do grupo por seu elevado potencial.

Na apresentação para analistas dos resultados dos nove primeiros meses de 2008, o diretor-geral de operações da companhia, Miguel Martínez, afirmou que os dois novos poços que começarão a ser perfurados estão nos blocos 48 e 55, nos quais a Repsol-YPF conta com uma participação de 40%.

Em junho, nessa mesma bacia, em frente ao litoral de São Paulo, o consórcio formado pela Petrobras, Repsol-YPF e a britânica BG achou uma nova jazida denominada "Guará", que já começou a ser perfurada.

Por outro lado, o diretor se referiu ao acordo assinado na semana passada entre a Repsol YPF e o Governo equatoriano e destacou que se trata de um "princípio de acordo" por um ano que pode ser ampliado e que culminará com a passagem para um contrato de prestação de serviços frente ao atual contrato de participação.

Além disso, o acordo amplia em seis anos, até 2018, o prazo da licença da companhia petrolífera para operar no Brasil.

Martínez lembrou que o acordo ainda está pendente de ratificação pelos parceiros no Equador. EFE icm/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.