Tamanho do texto

TORONTO - Um relatório do banco canadense Scotiabank prevê que a economia do Canadá e dos Estados Unidos estão imersas em uma recessão que se prolongará até o início de 2009, informou a emissora CTV nesta segunda-feira.

Acordo Ortográfico O relatório, que será divulgado por completo na próxima terça, afirma que o banco espera que o mercado da habitação continue seu arrefecimento e que as exportações para os EUA, o principal parceiro comercial canadense, caiam, enquanto a taxa de desemprego aumente.

Concretamente, o Scotiabank prevê que as vendas de novos veículos nos EUA diminuirão este ano para 13,7 milhões de unidades, o número mais baixo desde 1993. A previsão anterior era de 14,1 milhões de unidades e muito abaixo dos 16,7 milhões de automóveis vendidos em média nos últimos 10 anos.

O banco disse que "o risco de mais demissões aumenta à medida que as empresas cortam despesas e conseguir financiamento se torna mais difícil e mais caro".

Entretanto, a instituição bancária também afirmou que a situação da economia canadense é melhor que a dos EUA.

"Os números obviamente são sinais negativos para o consumidor canadense, especialmente porque os lucros médios por hora seguem se moderando, mas o mercado de trabalho canadense continua em melhor forma como o dos EUA".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.