Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Relator de CPI propõe estatizar minas de potássio e fósforo

Porto Alegre, 20 - O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Insumos Agrícolas na Assembléia Legislativa gaúcha, Gilmar Sossella (PDT), propôs hoje a estatização de minas de fósforo e potássio exploradas pela iniciativa privada entre as medidas para enfrentar a elevação de preços dos adubos. O deputado não estimou um provável custo de estatização das reservas, que foram privatizadas em 1992.

Agência Estado |

A proposta consta de esboço do relatório que foi apresentado hoje durante reunião da CPI.

Ele também sugeriu a retirada do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), que aumentaria em até 25% o custo de importação dos componentes de adubos, maior participação da Petrobras no setor, criação de uma agência reguladora para cuidar dos insumos agrícolas, mudanças tributárias e isenção da Tarifa Externa Comum para fertilizantes adquiridos fora do Mercosul, entre outras propostas.

A CPI foi instalada no dia 20 de maio para avaliar "indícios de prática abusiva à ordem econômica" no aumento de fertilizantes e insumos. Os deputados irão votar o texto final do relatório na próxima segunda-feira. O relator poderá, ao longo da semana, incorporar contribuições dos demais integrantes da comissão ao texto.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG