Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Reino Unido entra em recessão com queda de 1,5% no PIB do 4o trimestre

SÃO PAULO - O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido recuou 1,5% no quarto trimestre de 2008, ante os três meses anteriores, que já tinham registrado queda de 0,6% no PIB. Os dados foram divulgados hoje pela agência de estatísticas britânica, a ONS, e confirmam que o Reino Unido entrou em recessão.

Valor Online |

Na comparação com o mesmo período de 2007, o PIB do quarto trimestre do ano passado apresentou uma queda ainda maior, de 1,8%, seguido de um aumento de 0,3% nos três meses anteriores.

"A crescente taxa de declínio na produção foi resultado da queda dos serviços e da produção industrial", afirmou em relatório a agência.

A produção industrial se enfraqueceu ainda mais no período, caindo 3,9%, enquanto no terceiro trimestre a queda foi de 1,4%. O setor que mais contribuiu para este resultado negativo foi o manufatureiro, que saiu de uma queda de 1,6%, para recuar 4,6% nos três últimos meses do ano.

O setor de mineração também teve resultados ruins, registrando queda de 1,6%, sendo que na apuração anterior tinha caído 1,1%. A menor contribuição negativa veio do setor de eletricidade, gás e água, com a produção registrando uma queda mais fraca, passando de 0,6%, para 0,2% no quarto trimestre.

O produto proveniente dos serviços passou de queda de 0,5%, para recuo de 1% no período analisado. O setor de distribuição, hotéis e restaurantes foi o que fez a maior pressão para o resultado do PIB do Reino Unido, passando de decréscimo de 2,1%, para 2,4% no quarto trimestre.

O governo e outros serviços caíram 0,5%, enquanto no terceiro trimestre, houve um aumento de 0,6%. No sentido contrário, o produto proveniente da agricultura, florestas e pesca cresceu 0,1%, sendo que nos três meses anteriores houve queda de 0,4%
O produto do setor de construção civil do Reino Unido caiu 1,1%, enquanto no terceiro trimestre, a queda foi de 0,2%.

(Vanessa Dezem | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG