Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Receitas por exportações agropecuárias do Brasil caem 6,3% em 2009

São Paulo, 11 mar (EFE).- As receitas do setor agropecuário brasileiro obtidas com exportações caíram 6,3% em 2009 em relação ao ano anterior, segundo um estudo divulgado hoje.

EFE |

O relatório, elaborado pelo Centro de Estudos Avançados de Economia Aplicada da Universidade de São Paulo, assinala que a crise mundial e a alta da cotação do real influíram na perda de atrativo dos produtos agropecuários brasileiros nos mercados internacionais e a consequente queda dos preços pela redução da demanda.

A redução das receitas aconteceu apesar de o volume exportado ao longo do ano ter subido 2,03%, segundo os cálculos da instituição.

O estudo calcula o Índice de Potencial Atrativo das Exportações da Indústria Agropecuária e estima que no ano passado houve queda de 8,14% na comparação com 2008.

Somente açúcar, farinha de soja e madeira resistiram à crise, já que seu potencial de atrativo subiu 20,65%, 32,14% e 1,79% respectivamente.

As maiores perdas foram do óleo de soja, da carne de porco e de papel e celulose, todos com quedas acima de 26%, seguidos por sumo de laranja, carnes de frango e bovina e o café, que tiveram redução entre 13% e 19%.

Quanto ao volume, cresceram as exportações de soja em grão (16,58%), carne de porco (15,27%), papel e celulose (13,48%), café (4,62%) e sumo de laranja (0,74%).

O maior retrocesso dos volumes exportados foi para o álcool, o óleo de soja e a madeira, com mais de um 31% de queda, enquanto as frutas e a farinha de soja apresentaram redução de 7% a 11%.

Para este ano, o estudo prevê uma ascensão das vendas aos mercados tradicionais do setor, além da recuperação das exportações de carne e açúcar ao mundo árabe, assim como a abertura de novos mercados na Ásia.

Também é previsto um aumento das exportações à China, embora com a incerteza de qual será sua rentabilidade, por causa da revalorização do real e pelas boas colheitas. EFE.

az/id

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG