A secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira, informou hoje que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, não solicitou até agora estudo para alteração do prazo de recolhimento dos impostos federais. Segundo ela, Mantega também não pediu estudos para reduzir o IOF nas operações de crédito.

"A Receita não foi demandada pelo ministro em relação a esse assunto. Não analisamos. Estamos com outras preocupações", disse ela, em entrevista após participar de reunião fechada com parlamentares da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados para apresentar os dados da arrecadação de tributos de competência da União referentes a setembro de 2008. A secretária ponderou que um alongamento dos prazos teria impacto no caixa do governo federal.

Um maior prazo para o pagamento dos tributos é uma antiga reivindicação do setor empresarial, mesmo em tempos sem crise econômica. A proposta foi apresentada ontem pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, durante debate no 3º Encontro Nacional da Indústria. Num esquema de debate, Mantega teve de responder a pergunta do mediador William Waack. A pergunta foi feita logo em seguida ao pedido de Monteiro Neto, que recebeu aplausos da platéia de empresários. Na avaliação de um técnico do Ministério da Fazenda, Mantega foi instado a falar sobre a proposta.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.