Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Receita: lucro das empresas elevou arrecadação de julho

O aumento do lucro das empresas, em julho deste ano, puxado pelo crescimento da economia, foi uma das principais razões do crescimento da arrecadação da Receita Federal no mês, informa a Nota Técnica divulgada hoje pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. A arrecadação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) apresentou uma elevação real de 46,32% no mês, em comparação com julho de 2007.

Agência Estado |

A arrecadação da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), que também é cobrada das empresas, teve um aumento real de 27,19%.

A Receita Federal atribui o aumento da arrecadação ao desempenho favorável sobretudo de alguns setores da economia: combustíveis, extração de minerais metálicos, metalurgia, fabricação de veículos automotores, atividades auxiliares dos serviços financeiros, comércio atacadista, atividades dos serviços financeiros, construção de edifícios, telecomunicações e comércio e reparo de veículos.

A arrecadação do Imposto de Importação (II) também apresentou forte alta no mês - 31,88% -, seguida pela do Imposto de sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre automóveis - 29,57%. A arrecadação de IPI-Outros subiu 14,72%. Ainda segundo a Nota Técnica da Receita, a arrecadação da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), que incide sobre o faturamento das empresas, aumentou 15,15%, e a do Programa de Integração Social (PIS), 15,69%.

IOF

O aumento das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) fez com que a arrecadação desse imposto apresentasse, em julho, um aumento de 133,69% em relação à de julho de 2007. O governo reajustou as alíquotas do IOF para compensar a perda de arrecadação resultante da extinção da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). No período de janeiro a julho, na comparação com igual período de 2007, a arrecadação do IOF cresceu 148,77% em termos reais, já descontado a inflação medida pelo IPCA. Segundo a Receita Federal, o IOF gerou R$ 11,507 bilhões nos sete primeiros meses de 2008.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG