SÃO PAULO - A Secretaria da Receita Federal liberou às 9h desta segunda-feira a consulta ao sexto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física 2008/2007.

Segundo a Receita, foram liberadas mais de 1,9 milhão de restituições e o dinheiro, que estará nos bancos dia 17 de novembro, terá correção total de 7,21% referente à taxa Selic de maio a outubro e 1% de novembro. 

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o  site da Receita Federal ou ligar para o telefone 146. Para tanto, basta informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Quem não informou o número da conta para crédito da restituição deverá procurar uma agência do Banco do Brasil, ou ligar para qualquer agência do BB ou para o "BB responde 4004-0001 nas capitais ou 0800-729-0001 nas demais localidades" (ligação gratuita) e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que tenha conta corrente ou poupança.

O contribuinte que não teve a restituição liberada pode consultar o extrato de processamento da declaração na internet para verificar se há alguma pendência em sua declaração que impede o recebimento da restituição do Imposto de Renda.

Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição poderá receber a importância disponível no banco e reclamar a diferença na unidade local da Receita. A restituição ficará disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante o Formulário Eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição), disponível na internet.

Leia mais sobre Imposto de Renda

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.