Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Receita Federal alerta sobre e-mails falsos

BRASÍLIA - A Secretaria da Receita Federal do Brasil enviou um alerta nesta quarta-feira sobre falsas mensagem circulando na internet, informando sobre uma suposta suspensão da declaração do Imposto de Renda e os procedimentos a adotar. Na nota, a Receita reforça o alerta para que não abram nem respondam mensagens que chegam em suas caixas postais eletrônicas em nome do órgão.

Redação |

 

"A Receita não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome", afirma a nota. Segundo o órgão, por meio dessas mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet tentam obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras dos contribuintes.

As quadrilhas também estimulariam o contribuinte a responder questionamentos ou instalar programas que repassam dados pessoais e fiscais.

Se receber uma mensagem suspeita, saiba como proceder:

1. Não abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;

2. Não acione os links para endereços da internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal;

3. Exclua imediatamente a mensagem.

Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet (www.receita.fazenda.gov.br ) ou entrar em contato com o Receitafone (146).

Leia mais sobre Imposto de Renda

Leia tudo sobre: receita

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG