Tamanho do texto

A receita do pequeno varejo em São Paulo acumula alta de 8,1% nos primeiros cinco meses de 2008, na comparação com igual período do ano passado. De acordo com a Pesquisa Conjuntural do Pequeno Varejo (PCPV), feita pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), em maio deste ano as vendas reais (descontadas a inflação) no pequeno varejo registraram alta de 11,2%, ante o mesmo mês de 2007.

Dos sete grupos pesquisados, apenas o setor de autopeças e acessórios apresentou queda na receita, de 15,6% em maio ante maio de 2007 e de 20,3% no ano até maio ante o período de janeiro a maio do ano passado.

Mais uma vez, o aumento da receita no segmento de materiais de construção foi o mais alto do mês, com crescimento de 26,5% ante maio do ano passado. No acumulado do ano até maio, a alta do setor é de 31% em relação ao mesmo período de 2007. De acordo com a Fecomercio-SP, a previsão é de um desaquecimento das vendas no segundo semestre por causa da elevação da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 12,25% ao ano.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.