Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Reajuste da tarifa do telefone fixo passa a valer a partir de hoje

Brasília - A partir desta quinta-feira está mais caro usar o telefone fixo. O reajuste, autorizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na última segunda-feira (21), varia de 2,76% a 3,01%.

Agência Brasil |

Antes de adotar o aumento, as concessionárias tiveram que divulgar os novos valores em jornais de grande circulação do país.

Para os serviços locais, o percentual de reajuste foi estabelecido de acordo com cada operadora, sendo de 2,76%, para a Telemar, e de 3,01% para a Brasil Telecom, a Telefonica, a CTBC e a Sercomtel.

Para os serviços de longa distância (DDD), as concessionárias poderão aplicar o reajuste máximo de 9,68% em alguns itens tarifários, mas o reajuste da tarifa não pode ultrapassar o índice estabelecido pela Anatel.

O valor do crédito para uso em telefone público teve um reajuste de 2,53%, e passou de R$ 0,1185 para R$ 0,1215.

No ano passado, os percentuais de reajuste autorizados pela Anatel para a telefonia fixa variaram de 1,8% a 2,2%, de acordo com cada concessionária.

O reajuste das tarifas deste ano foi calculado com base no Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) entre os meses de maio de 2007 e maio de 2008, que ficou em 4,46%, e na aplicação de um fator de transferência denominado Fator X, que é calculado pela Anatel com base nos ganhos econômicos das concessionárias.

Leia mais sobre tarifas

Leia tudo sobre: telefonia

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG