O presidente da IAB Brasil afirmou que tudo o que pode ser digital, está se transformando. Durante sua palestra na comissão Novas Mídias, promovida pelo IV Congresso Brasileiro de Publicidade, Castro deu ênfase ao processo de revolução digital que ocorre no cenário mundial.

Ele também destacou impactos das novas tecnologias na vida dos cidadãos, como as mudanças no hábito de compras, com o advento das vendas pela internet, e a educação online. "A internet é uma ferramenta de promoção social. Com ela, os cidadãos têm acesso a mais informação, mais conteúdo. A mídia online leva informação e entretenimento à população como um todo", afirmou Castro.

Outra mudança citada por Paulo Castro é a interatividade e o papel do consumidor como produtor de conteúdo. "Hoje a interatividade das mídias tradicionais se dá pela internet. As revistas não tem mais a seção de 'carta do leitor', ela tem o 'e-mail do leitor'. Os programas de televisão indicam seus sites para que o público tenha acesso a mais conteúdo. Além disso, hoje, de alguma forma, cada um de nós se transformou em um produtor de mídia", declarou Castro.

O presidente-executivo da Companhia Brasileira de Multimídia Daniel Barbará afirmou que o mercado de meios digitais muda muito rapidamente e é preciso se adaptar a ele. Ele é o presidente da comissão "Novas Mídias".

Segundo Barbará, "é necessário desenvolver os novos meios e prepará-los para a disputa de mercado".  

A comissão teve como foco as novidades tecnológicas, como a TV Digital, e as características e possibilidades das novas mídias, com destaque para as mídias digitais.

Sobre o Congresso

Com o tema Criando o Futuro, o 4º Congresso Brasileiro de Publicidade vai debater as principais questões que afetam o setor, com a presença de líderes da indústria da comunicação brasileira.

Veja abaixo a programação do evento:

Terça-feira, dia 15 de julho

9h às 10h

Palestra de Roberto Civita

10h30 às 13h

  • A criatividade brasileira - Nizan Guanaes
  • Eficácia no planejamento e compra de mídia - Ângelo Franzão Neto
  • A realidade dos mercados regionais - Ricardo Nabhan
  • A educação, a profissão e o mercado - Francisco Gracioso
  • Carga tributária e rentabilidade de agências, fornecedores e veículos - Cyd Alvarez

15h às 16h

Palestra de João Roberto Marinho

16h30 às 19h

  • A valorização, a prosperidade e a rentabilidade da indústria da comunicação - Luiz Lara
  • Mídia e conteúdo - João Carlos Saad
  • Marketing de relacionamento - Efraim Kapulski
  • Novas mídias - Daniel Barbará
  • Liberdade de expressão comercial - Gilberto Leifert.

19h

Palestra de Judith Miller

Quarta-feira, dia 16 de julho

No último dia do Congresso, dia 16, as teses debatidas nos dias anteriores serão compartilhadas com o público do evento, em duas sessões com palestras feitas pelos presidentes das comissões. Essas plenárias acontecem entre 9h e 13 horas, encerrando os trabalhos do Congresso.

Leia também:

Leia mais sobre Congresso de Publicidade

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.