Três Grandes de Detroit pedem US$ 34 bi para sobreviver - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Três Grandes de Detroit pedem US$ 34 bi para sobreviver

WASHINGTON - General Motors (GM), Ford e Chrysler pediram hoje ao Congresso uma ajuda de US$ 34 bilhões para sua sobrevivência, em uma ampla reestruturação da indústria automotiva americana em tempos de crise.

EFE |

Os "Três Grandes de Detroit" cumpriram com o prazo fixado pela hierarquia democrata do Congresso no mês passado, para que apresentassem seus planos de reestruturação e justificassem como utilizariam a ajuda recebida.

Em resumo, as três empresas reiteraram seu compromisso com uma redução dos salários de seus executivos, o refinanciamento da dívida, concessões do sindicato, a fabricação de carros híbridos e elétricos, e a eliminação de algumas marcas.

O executivo-chefe da Ford, Alan Mulally, que recebeu um salário de US$ 2 milhões e uma compensação total de US$ 21,7 milhões em 2007, manteve seu compromisso de ganhar US$ 1 por ano caso o empréstimo seja concedido.

O mesmo foi prometido pelo principal executivo da GM, Rick Wagoner, enquanto o chefe da Chrysler, Robert Nardelly, já recebe este salário simbólico.

Além disso, GM e Ford continuarão com seus planos de vender sua frota de aviões corporativos.

A presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, advertiu hoje que a quebra do setor "não é uma opção", e antecipou que haverá algum tipo de intervenção.

"Acredito que haverá uma intervenção. A falência seria ruim para todos, incluindo nossa economia, e por isso não é uma opção", explicou Pelosi.

O dinheiro, disse, teria de sair de novos empréstimos ou do resgate financeiro de US$ 700 bilhões já aprovado para Wall Street, o que encontra a oposição da Casa Branca.

Se o acordo for fechado, o Senado votará o plano de resgate em 8 de dezembro, disse o líder da maioria democrata na Câmara Alta, Harry Reid. Mas antes, os planos passarão por audiências na quinta-feira e na sexta-feira.

No total, os "Três Grandes de Detroit" solicitaram US$ 34 bilhões em empréstimos e linhas de crédito, o que supera em US$ 9 bilhões o valor que negociaram os congressistas.

Os democratas exigiram a entrega dos planos antes de estudar um possível empréstimo de US$ 25 bilhões.

A Ford solicitou um empréstimo de até US$ 9 bilhões, que seria usado somente se sua situação piorasse. A fabricante, que registrou perdas anuais desde 2005, espera voltar a ter lucro em 2011.

Seu plano prevê um investimento de US$ 14 bilhões em alta tecnologia nos próximos sete anos, um aumento na fabricação de carros pequenos, de veículos híbridos e dos elétricos que funcionam com bateria.

A GM, que detalhou seu plano em 37 páginas, pediu um empréstimo de US$ 12 bilhões e uma linha de crédito de US$ 6 bilhões para chegar até 2010 e que usaria se as condições do mercado se deteriorassem.

Esse plano prevê para 2012 uma redução de seu quadro de funcionários entre 20 mil e 31 mil trabalhadores, a possível eliminação das marcas Pontiac e Saturn, e o fechamento de cerca de 1.750 concessionárias e de nove fábricas.

A Chrysler solicitou um "empréstimo ponte" de US$ 7 bilhões para responder a sua crise de liquidez e de capital e para continuar com seu plano de reestruturação e viabilidade a longo prazo.

A empresa quer que o empréstimo seja concedido no mais tardar em 31 de dezembro, e afirmou que a ajuda federal servirá de "garantia" para seus fornecedores, clientes e funcionários.

Os executivos das três empresas, que optaram desta vez por viajar de carro a Washington, depois de no mês passado terem ido em aviões particulares, advertiram novamente sobre a situação enfrentada pelo setor, agravada pela crise financeira global.

As vendas de automóveis sofreram uma queda de 37% em novembro, a sua taxa anual mais baixa em 26 anos, devido à recessão e ao congelamento de crédito.

O Sindicato de Trabalhadores do Setor Automotivo respalda as gestões das empresas, ao insistir em que, sem a ajuda do Congresso, a GM poderia decretar falência antes do Natal.

 

 

Leia tudo sobre: detroitgm

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG