O motor do avião pegou fogo no pior momento possível , diz especialista - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

O motor do avião pegou fogo no pior momento possível, diz especialista

O motor do avião da companhia Spanair, que sofreu acidente quarta-feira em Madri, pegou fogo no momento mais crítico das manobras de vôo, que é a decolagem, segundo explicou o especialista Gérard Feldzer, diretor do museu Aéreo e Espacial de Le Bourget (França) e ex-piloto.

AFP |

AFP: As circunstâncias do acidente ainda são confusas. Quais elementos de explicação podem ter até agora?

GF: O motor pegou fogo no pior momento possível. Na decolagem, você não tem ainda a velocidade suficiente para voar e você não tem a distância suficiente para parar: é o momento mais crítico. Paradoxalmente, quanto mais o avião está perto do solo, mais perigoso é o problema técnico, principalmente fogo no motor.

Quando o motor pega fogo já no ar, é raro perder o controle do avião. Neste caso, acionamos os dois extintores e tentamos apagar o fogo. Em 99% dos casos, conseguimos apagar. Muitos aviões pousam com um motor que pegou fogo.

AFP: Podemos dizer que o incêndio do motor é a causa do acidente?

GF: O incêndio do motor pode ser a causa inicial do acidente, mas ele não é suficiente para explicá-lo. Pode ter havido, em seguida, uma perda dos circuitos que causou um descontrole do avião. Podemos supor que, quando o avião saiu da pista, se desintegrou ao bater nos obstáculos, assim como acontece com um carro em alta velocidade, que sai da pista numa rodovia.

Um acidente de avião é sempre provocado por uma série de circunstâncias, que é importante determinar durante a investigação antes de afirmar qualquer coisa.

AFP: O piloto do avião havia indicado na primeira tentativa de decolagem um problema de superaquecimento na válvula de entrada de ar. O avião poderia ter decolado de novo?

GF: A volta ao estacionamento foi com certeza justificada. A pane foi provavelmente identificada e reparada antes que o avião decolasse novamente. Resta agora saber se esta pane tem uma relação com a origem do incêndio do motor.

clp/lm

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG