Invasão chinesa cresce no País - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Invasão chinesa cresce no País

Grandtiger, Landmark, Topic, Towner. Alguns nomes são novos, outros nem tanto.

Agência Estado |

Todos, no entanto, devem chegar da China até o fim deste ano e têm presença garantida no Salão do Automóvel, a partir de 30 de outubro na capital.

As propostas dos modelos são distintas. A CN Auto, que conta com ex-diretores da antiga Asia Motors, ressuscitará os nomes Topic e Towner. Mas qualquer semelhança com os modelos vendidos no País entre 1993 e 1999 é mera coincidência.

O Topic, totalmente novo, é fabricado pela Jinbei (do grupo Brillance) e traz motor 2.2 desenvolvido pela Toyota, de 102 cv e 19,6 mkgf de torque, a gasolina. Será oferecido aqui nas versões Furgão (13 ou 20 lugares) e Picape e terá preço inicial em torno de R$ 55 mil. Haverá, também um kit opcional de GNV, cujo preço ficará em torno de R$ 4 mil.

A Towner é uma versão mais moderna da Van da linha ULC (que no Brasil tem também os modelos picape e furgão), fabricada pela chinesa Hafei e importada no Brasil pela Effa. O modelo que a CN Auto trará recebe na China o nome de Hafei Minyi. Aqui, o preço de sua versão de entrada, Cargo, deverá partir de R$ 22 mil. Já a configuração para passageiros ficará em torno de R$ 27 mil.

O motor será o 1.0, de origem Suzuki e 47 cavalos, utilizado nos modelos vendidos pela Effa. "O primeiro lote, com 1.100 veículos, já saiu da China. A expectativa é de que Towner e Topic comecem a ser vendidos ainda em agosto", afirma Higino Leonel da Silva, diretor-comercial da CN Auto. Do total de modelos embarcados, 80% serão da Towner.

Silva afirma que até o final do ano chegam também a picape cabine-dupla Grandtiger e o utilitário-esportivo Landmark. Ambos são fabricados pela chinesa ZX Auto, têm câmbio manual de cinco marchas e motor 2.4 de 128 cv, a gasolina. "A picape brigará com Chevrolet S10 e Ford Ranger e o Landmark atacará o Hyundai Tucson."

No Salão do Automóvel haverá um quinto modelo que remete à China. Trata-se do Chery Tiggo, utilitário-esportivo que chega também este ano mirando o sul-coreano Tucson e brasileiro Ford EcoSport, entre outros. Ele é montado no Uruguai com peças chinesas e já está à venda na Argentina com motor 2.0 16V de 127 cv, a gasolina.

Reestilização

Nem bem começou a ser vendido (há um mês) e o M100 já vai mudar. Carro de passeio mais barato do Brasil, o modelo importado pela Effa tem preço de R$ 23.280. Recentemente, a importadora anunciou que passará, ainda no trimestre, a trazer o veículo reestilizado, cujas linhas serão iguais às do Nice Car Ze-O. A mecânica será mantida (motor 1.0 de 47 cv).

O início dessa "invasão chinesa" no Brasil ocorreu durante o Salão do Automóvel de 2006, quando a Chana apresentou os modelos da linha Utility, que começaram a ser vendidos aqui no ano passado.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG