Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Queda na demanda de gás faz Bolívia enviar missão ao Brasil

La Paz, 7 jan (EFE).- O Governo Evo Morales está preocupado com a queda da demanda de gás no Brasil e enviará uma missão ao países na próxima quinta-feira, disseram hoje diversas fontes consultadas pela Agência Efe.

EFE |

A missão que se dirige ao Brasil se soma a outra que já esta na Argentina para discutir o mesmo assunto.

A delegação boliviana será composta por três ministros, para uma reunião que está programada para sexta-feira.

Relatórios do setor petroleiro assinalam que a queda da demanda brasileira foi dos 31 milhões de metros cúbicos registrados no fim de dezembro para 19 ou 17 milhões, o que afetará a receita mais importante da Bolívia proveniente da venda de hidrocarbonetos.

Antes da confirmação da viagem ao Brasil, o ministro boliviano Carlos Villegas declarou à Efe que preferia não emitir opinião, por enquanto, sobre a queda da demanda no Brasil, pelo menos até não ter um relatório oficial, apesar de ter admitido que existe uma preocupação no Governo de La Paz.

"Estamos preocupados. O Brasil já diminuiu e estamos preocupados e esperando uma informação oficial por parte do Governo brasileiro e uma vez que tenhamos essa informação e a avaliemos, informaremos à população", disse Villegas.

O presidente Lula visitará a cidade fronteiriça de Puerto Suárez, no departamento (estado) de Santa Cruz, onde com Morales anunciará ajudas para a construção de estradas na Bolívia.

No Rio de Janeiro, o ministro de Minas e Energia Edison Lobão disse hoje que a baixa na demanda de gás boliviano é temporária , até abril próximo. Segundo ele, a queda se deveu à boa época de chuvas que permitirá um uso maior das centrais hidrelétricas.

"Os reservatórios de nossas hidroelétricas estão abastecidos e, por isso, estamos desligando as térmicas, o que é normal para um começo de ano com boas chuvas", explicou o ministro. EFE ja/rr

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG