A melhoria da qualidade dos produtos lançados é uma das características marcantes dos empreendimentos recém-lançados na Vila Prudente, segundo aponta o diretor da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio, Luiz Pompéia. Segundo ele, essa melhoria visa a tornar a região mais atrativa em relação aos bairros vizinhos.

A observação de Pompéia tem contrapartida no discurso do incorporadores que ali se instalaram. De acordo com eles, ainda que a grande maioria dos empreendimentos lançados naquela região sejam voltados para a classe econômica, o nível de qualidade dos produtos é uma preocupação constante. O objetivo é tentar fugir do conceito de empreendimento despojado, oferecendo para o público algo que associe preço e uma pequena dose de requinte arquitetônico.

É o caso do empreendimento Smile Village Vila Prudente. Com torres mais baixas, de 7 andares, o empreendimento traz abundância de áreas verdes, diversas opções de lazer com uma preço acessível para a classe média (as parcelas ficam em torno de R$ 450).

"Procuramos oferecer itens presentes nos projetos de alto e médio padrão também nos empreendimentos para públicos de classe média e de menor renda", diz Marcelo Junqueira, diretor da Patrimônio Incorporadora.

Mais dormitórios

Atualmente, apenas 20% das unidades lançadas na região da Vila Prudente são de mais de três dormitórios. Nos últimos três anos e meio, de acordo com informações da Embraesp, foram colocadas cerca de 650 unidades de apartamentos com essas características.

Apesar de representar um volume pequeno diante do todo, esse número demonstra um grande crescimento da oferta desse tipo de imóvel, que geralmente se destina a classe mais altas que as que moram na região.

Segundo o levantamento da entidade, entre 1995 e 1998, a quantidade de apartamentos de quatro ou mais dormitórios lançados foi de apenas 72. "Isso mostra que a região tem potencial para atrair não somente a classe C, mas também pessoas de maior poder aquisitivo.

Compactos

De acordo com Pompéia, a metragem desses imóveis com mais de três dormitórios (em média 130 m² é menor que o que se encontra no mercado de uma maneira geral. "Além do tamanho o preço dessas unidades também é bem mais em conta que em bairros com a mesma estrutura".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.