Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Qualidade do crédito na Europa continua em queda no terceiro trimestre

Londres - A qualidade do crédito na Europa Ocidental continuou sua queda no terceiro trimestre, prejudicada por uma aceleração na deterioração do setor financeiro, diz um relatório publicado hoje pela agência de classificação de risco Moodys.

EFE |

Desta forma, e apesar dos diferentes planos de resgate e dos cortes de taxas de juros, a Moody's prevê um período agitado para a economia européia a médio prazo.

Durante o terceiro trimestre, a agência diminuiu a qualificação de 52 emissores de dívida e aumentou o de 15, o que deparou um balanço negativo líquido de 37, a pior informação desde o primeiro trimestre de 2003.

A Moody's afirma que a combinação de uma alta inflação e da manutenção das taxas de juros pelo Banco Central Europeu durante o terceiro trimestre atingiu os fundamentos do crédito na Europa Ocidental, o que enfraqueceu os ingressos no setor não financeiro.

Apesar dos esforços dos Governos para aumentar a liquidez e restaurar a confiança dos investidores, a Moody's não prevê que estes planos de resgate impeçam que as economias européias entrem em recessão.

A agência afirma que a Europa "passará apuros" nos próximos trimestres, quando a crise do setor do crédito arraste a economia global.

Apesar desta perspectiva negativa, o relatório também destaca que, no que diz respeito ao grau de especulação, a Moody's realizou durante o terceiro trimestre menos quedas e mais melhoras que no segundo, embora indique que isto poderia simplesmente ser parte de um atraso de "as inevitáveis qualificações negativas do setor".

Leia tudo sobre: credito europa

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG