Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Putin diz que Ucrânia, e não Rússia, furta gás de consumidores europeus

Moscou, 6 jan (EFE).- O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, afirmou hoje que é a Ucrânia, e não o seu país, que está furtando o gás destinado aos consumidores europeus, após ter sido informado pela empresa Gazprom da situação sobre o transporte do insumo pelo país vizinho.

EFE |

"Na verdade, a Ucrânia está roubando os consumidores europeus que compraram e pagaram por esta mercadoria, e não a Rússia", disse o chefe do Governo, citado pelas agências russas.

Com essas palavras, Putin comentou o relatório da Gazprom, que indica que a Ucrânia está desviando "cerca de 15%" do gás russo fornecido aos países europeus.

"O volume de furto no território da Ucrânia aumenta com o decorrer das horas", disse ao primeiro-ministro o presidente da Gazprom, Alexei Miller, segundo quem a companhia não vê sentido em continuar bombeando gás para a Ucrânia se Kiev desvia o fornecimento destinado aos consumidores da Europa Central e Ocidental.

Ou seja, resumiu Putin, a "Gazprom enche o sistema de transporte de gás da Ucrânia, e esta, em algumas direções, reduziu a zero o fornecimento".

Miller disse ainda que na quinta-feira conversará em Bruxelas com a Comissão Européia (CE, órgão executivo da UE) e o Parlamento Europeu (PE) sobre a distribuição do gás russo à Europa.

No mesmo dia, deve chegar a Moscou o presidente da estatal ucraniana Naftogaz, Oleg Dubina, que retomará as negociações com a Gazprom, suspensas desde o dia 1º.

"Esta posição nos surpreende, já que a situação do transporte do gás russo pelo território da Ucrânia adquire tinturas muito dramáticas e não se entende por que a Naftogaz toma outros dois dias para negociar e observa a situação de fora", declarou Miller.

A Gazprom, acrescentou, está disposta a retomar imediatamente as conversas interrompidas pela parte ucraniana em 31 de dezembro. EFE bsi/sc

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG