Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Putin anuncia acordo para construir novo gasoduto no Uzbequistão

Moscou, 2 set (EFE).- O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, anunciou hoje em Tashkent que firmou um acordo com as autoridades do Uzbequistão para a construção de um novo gasoduto no território deste país.

EFE |

"Foi alcançado um acordo para começar o trabalho conjunto para construir um novo sistema de gasodutos no território do Uzbequistão para satisfazer o crescente potencial exportador do Turcomenistão e do próprio Uzbequistão", disse primeiro-ministro russo para a agência "Interfax".

Putin conversou com o presidente uzbeque, Islam Karimov, que negou que seu país queira restringir o transporte de hidrocarbonetos da Ásia Central para a Rússia.

"Nisso há muito de artificial e buscam criar esta impressão aqueles círculos e centros que (...) a usam para impulsionar outros projetos de transporte de gás", declarou Karimov.

Ele explicou que atualmente funcionam dois gasodutos, o Ásia Central Centro-1 (ACC-1) e o Ásia Central Centro-2 (ACC-2), construídos no período soviético para o bombeamento para a Rússia do gás natural desta região e com uma capacidade anual de 54 bilhões de metros cúbicos.

"Caso falemos das perspectivas, com o aumento dos volumes de produção, paralelamente ao ACC-1 e ao ACC-2, será necessário construir um novo gasoduto com uma capacidade (anual) de 26 bilhões a 30 bilhões de metros cúbicos", declarou Karimov.

Ele afirmou que se o Turcomenistão, que possui a quinta reserva mundial de gás natural, quer aumentar suas exportações para a Rússia, em direção ao norte, o "Uzbequistão nunca se opôs, nem criou nem criará problemas".

Karimov disse que os parâmetros do novo gasoduto dependerão dos planos concretos dos países que participarem de sua construção. EFE bsi/fal

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG