Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Putin acusa EUA de provocar conflito na Geórgia

SÃO PAULO - O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, acusou o governo americano de provocar o conflito no Cáucaso para beneficiar um candidato à Casa Branca.

Valor Online |

Em entrevista à rede CNN, o premiê russo disse que a administração de George W. Bush incitou a Geórgia a atacar a região da Ossétia do Sul.

Aparece a suspeita de que alguém nos Estados Unidos provocou intencionalmente este conflito para agravar a situação e dar preferência na luta competitiva a um dos candidatos ao posto de presidente dos EUA, declarou Putin, sem dar nomes.

A imprensa russa reportou nos últimos dias que o candidato republicano John McCain endureceu sua retórica contra Moscou depois de confronto entre Rússia e Geórgia por causa da região separatista da Ossétia do Sul. Isso teria contribuído para abrir uma vantagem em relação a seu concorrente democrata, Barack Obama.

Putin ainda acusou Washington de treinar e fornecer armas para o Exército da Geórgia e criticou os Estados Unidos por terem deslocado navios de guerra no Mar Negro.

Em tom mais conciliador, o primeiro-ministro russo comentou que seu país não gostaria de estragar as relações com o Ocidente, mas insistiu que seus interesses devem ser respeitados.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG