Prospecto Libra possui cerca de 8 bi barris de óleo

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O prospecto Libra, área ainda não licitada no pré-sal da bacia de Santos, possui aproximadamente 8 bilhões de barris de óleo equivalente, disse nesta segunda-feira o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Almeida.

Ele confirmou que o governo pretende fazer o leilão pioneiro de áreas do pré-sal no primeiro semestre de 2011, após aprovação do novo marco regulatório. Libra seria uma das áreas no leilão.

"A expectativa é de que seja no primeiro semestre de 2011 (o leilão). Libra, que segundo estimativas tem até 8 bilhões de reservas recuperáveis, deve ser o primeiro do modelo de partilha, mas talvez não seja a única (área)", afirmou Almeida a jornalistas, durante a conferência Rio Oil & Gas.

A área conhecida como Libra é próxima ao prospecto Franco, que foi incluído na operação da cessão onerosa, na qual o governo vai trocar petróleo por ações da Petrobras.

No mês passado, o diretor geral da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Haroldo Lima, havia estimado, em entrevista à Reuters, o potencial de Libra em 5,5 bilhões de barris de óleo equivalente .

Almeida não deu detalhes sobre a projeção de até 8 bilhões de barris para Libra, onde já foram feitas perfurações pela Petrobras, a serviço da ANP.

(Reportagem de Denise Luna)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.