Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Projeção do mercado para IPCA de 2009 atinge 5,2%

Embalada pela forte desvalorização do real ante o dólar desde que a crise global se agravou, a projeção do mercado para a inflação em 2009 coletada na pesquisa Focus, do Banco Central, subiu pela quarta semana consecutiva, atingindo 5,2% e se distanciando mais do centro da meta oficial de 4,5%. O mercado também elevou a projeção do IPCA para este ano, que agora está em 6,4%, perto do teto da meta, que é de 6,5%.

Agência Estado |

Apesar de o BC ter reafirmado na semana passada que vai perseguir em 2009 o centro da meta, a maioria dos economistas ainda não enxerga um cenário de forte aperto monetário. Pelos dados da pesquisa, os analistas esperam que a taxa básica de juros (Selic) média de 2009 fique em 13,75% - o mesmo índice atual, que é também o esperado para o fim de 2008.

Mas o mercado passou a trabalhar com uma taxa de juros de 13,25% ao ano no fim de 2009, valor menor que os 13,38% previstos na semana passada. Dessa forma, para que a média fique em 13,75%, os analistas avaliam que o BC ainda pode voltar a elevar os juros, mesmo que não seja de forma que possa ser considerada agressiva.

A economista da Tendências Consultoria Marcela Prada está no grupo dos que enxergam que o BC ainda pode retomar as elevações da Selic. "As expectativas de inflação estão subindo muito e rapidamente, o que indica a necessidade de mais elevações nos juros."

Para ela, a explicação para a piora das expectativas de inflação pode estar na decisão do BC, na reunião de outubro, de brecar o processo de alta na Selic. essa decisão pode ter sido interpretada pelo mercado como menor comprometimento com a condução da inflação ao centro da meta.

A pesquisa Focus mostrou ainda que o mercado continua a esperar expansão da economia de 3% em 2009, abaixo dos 4% buscados pelo governo. Para este ano, a previsão continua em 5,23%. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG