SÃO PAULO - A produção brasileira de aço bruto somou 2,32 milhões de toneladas em novembro deste ano, o que representa uma queda de 19,8% em relação a outubro, quando foram fabricadas 2,9 milhões de toneladas. Segundo o Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), responsável pelos números, paralisações totais ou parciais de algumas usinas para manutenção, já agendadas ou antecipadas em razão da queda do mercado, foram as responsáveis pelo recuo na produção.

Na comparação com novembro de 2007, a queda foi parecida, de 19,1%.

No acumulado dos onze primeiros meses do ano, a produção doméstica registrou 32 milhões de toneladas, salto de 4,2% ante igual período do exercício anterior. A alta ainda é sustentada pelo bom desempenho observado nas siderúrgicas até o mês de setembro.

Já as vendas no mercado interno somaram 1,4 milhão de toneladas em novembro, queda de 10,6% ante o mês anterior. Quando comparada a novembro do ano passado, a comercialização mostrou retração de 24%.

No campo das exportações, as usinas brasileiras também registraram queda. Foram vendidas ao exterior em novembro 448 mil de toneladas de aço, queda de 10,5% ante outubro. Já na comparação com novembro de 2007, a queda atingiu importantes 44,1%.

(Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.