Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Produção Industrial tem recuo de 5,2% em novembro de 2008

A produção industrial teve um recuo de 5,2% no mês de novembro ante outubro, mostra a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda de 5,2% em novembro foi o maior desde maio de 1995, quando a queda foi de 11,2%. Após este resultado, o patamar de produção industrial brasileira retornou a um nível próximo ao de maio de 2007.

Redação |

 

Este é o segundo resultado negativo consecutivo. O recuo é de 7,9% entre setembro e novembro, na série com ajuste sazonal.

Na comparação com novembro de 2007, a queda foi ainda maior: de 6,2%, rompendo uma série de 28 resultados positivos na comparação anual, segundo a carta do IBGE.

Arte/US

Apesar do recuo dos últimos meses, o índice acumulado para o período janeiro-novembro de 2008 ainda está positivo, em 4,7%. O acumulado nos últimos 12 meses (4,8%) desacelerou frente ao resultado de outubro (6,0%).

Esse comportamento, segundo o IBGE, mostra o "aprofundamento do ritmo de queda da atividade e um alargamento do conjunto de segmentos com decréscimo de produção".

Setores 

Esse resultado refletiu o comportamento negativo de 21 dos 27 ramos pesquisados pelo IBGE. O principal impacto negativo veio da indústria automobilística, com queda de 22,6% em novembro.

Na sequência estão máquinas e equipamentos (-11,9%), edição e impressão (-14,8%), indústrias extrativas (-10,9%) e metalurgia básica (-10,2%). Em novembro, todos esses setores acentuaram o ritmo de queda, que já havia sido registrado em outubro.

Leia mais sobre indústria

Leia tudo sobre: indústria

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG