Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Produção industrial recua 1,7% em outubro, diz IBGE

A produção industrial brasileira recuou 1,7% em outubro ante setembro, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em setembro havia sido registrada expansão de 1,5% na série com ajuste sazonal.

Redação com agências |

Já na comparação com outubro de 2007, houve expansão de 0,8% na produção industrial, sefundo o IBGE.

A queda na produção em outubro foi a mais acentuada desde novembro do ano passado, quando a atividade das fábricas recuou 2,1%.

Os dados da produção industrial brasileira de outubro "já sugerem efeitos da mudança no cenário econômico na atividade do setor", segundo o coordenador de indústria do IBGE, Silvio Sales.

"O mês de outubro marca a entrada da indústria no novo cenário econômico mundial, que mostrou uma mudança brusca", disse. Sales destacou a perda de quase um ponto porcentual no indicador industrial de 12 meses apurado em setembro (6,8%) para outubro (5,9%). Segundo ele, uma perda de tal magnitude no indicador de 12 meses de um mês para o outro não ocorria desde março de 2005.

Tanto o acumulado no ano (5,8%) como o acumulado nos últimos doze meses (5,9%) desaceleraram frente aos resultados de setembro - que foram de 6,4% e 6,8%, respectivamente.

O recuo na produção, segundo o IBGE, foi constatado em 15 dos 27 setores que compõem a pesquisa. O principal recuo aconteceu nos produtos químicos, de 11,6%.

O índice de média móvel trimestral registrou queda de 0,6% no trimestre encerrado em outubro ante o terminado em setembro, informou o IBGE. Este foi o pior resultado apurado no índice de média móvel, considerado o principal indicador de tendência, desde setembro de 2005. O índice vinha registrando aumentos consecutivos havia quatro meses.

Dados revisados

O IBGE também revisou os dados referentes ao mês de agosto, quando a produção teve queda de 1,5%, e não 1,2% como inicialmente informado.

(Com informações da Agência Estado e Reuters)

Leia mais sobre indústria 

Leia tudo sobre: indústria

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG