Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Produção industrial dos EUA cai 0,6% em novembro

WASHINGTON - A produção industrial dos Estados Unidos caiu 0,6% em novembro, com retrações em diversos setores, informou nesta segunda-feira o Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

EFE |

Esta é a terceira queda que a produção industrial americana registra desde junho, embora tenha sido menor do que previsto, após a alta de 1,5% em outubro. Em termos anualizados, a produção industrial caiu 5,5%, segundo as estatísticas do Fed.

Por sua vez, a capacidade das fábricas caiu de 76% para 75,4% em novembro, ligeiramente acima do previsto pelos analistas, que calcularam uma queda para 75,6%, segundo uma pesquisa da rede "Bloomberg".

Por setores, a produção dos bens manufaturados diminuiu 1,4% no mês passado, apesar do reatamento da fabricação da Boeing após uma recente greve. Entre novembro de 2007 e o mesmo mês deste ano, este segmento da indústria diminuiu sua produção em 7,3%.

Já a produção de minérios e energia cresceu 2,5% em novembro e 1,6% em termos anualizados. O aumento do mês passado se deve principalmente à recuperação da produção petrolífera e de gás no Golfo do México que, segundo o Fed, se viu afetada pelos furacões "Gustav" e "Ike", segundo o banco central americano.

Segundo as estatísticas, a recuperação após a greve da Boeing e os furacões acrescentou quase um ponto percentual à produção industrial de novembro.

Em outros setores, a produção dos produtos terminados caiu 0,1% em novembro, a dos bens de consumo 0,7%, enquanto a dos bens para empresas aumentou 3,2%.

Já as provisões não industriais registraram queda de 1,6%. A construção diminuiu 3,3% por causa da detenção brusca do mercado imobiliário, e a produção de materiais caiu 1% no mês passado.

Leia tudo sobre: eua

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG