Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Produção industrial diminui no mês de maio em 8 dos 14 locais investigados pelo IBGE

RIO - Oito dos 14 locais analisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentaram decréscimo na produção industrial entre abril e maio. As quedas mais marcadas foram apuradas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, de 4,2% e 3,1%, respectivamente.

Valor Online |

Com recuo na atividade mais expressivo do que a média nacional (-0,5%), apareceram as indústrias do Ceará (-2,2%), Goiás (-2,1%), Pernambuco (-1,5%) e Nordeste (-0,8%). Em São Paulo, viu-se contração de 0,3% na passagem de abril para maio, depois de crescimento por dois meses seguidos. No Amazonas, a produção industrial cedeu 0,2%, sucedendo uma quase estabilidade no quarto mês deste ano (0,1%).

Já a indústria do Paraná verificou expansão de 4,3% na produção em maio, invertendo o rumo verificado um mês antes, de decréscimo de 0,6%. A atividade industrial também avançou no Rio de Janeiro (2,4%), Espírito Santo (2,2%), Pará (2,1%), Bahia (1%) e Minas Gerais (0,8%).

Na comparação de maio deste ano com o mesmo mês de 2007, nove localidades das 14 investigadas apuraram crescimento, sobressaindo Espírito Santo e Paraná, com elevação de 20,3% e 14%, na ordem. Vale notar que o quinto mês de 2008 teve dois dias trabalhados a menos do que no calendário passado. A produção industrial caiu no Ceará (-7,5%), Santa Catarina (-5,7%), Rio Grande do Sul (-4,7%) e Pernambuco (-3,6%).

Nos cinco primeiros meses deste exercício, o indicador foi marcado por um perfil generalizado de expansão em todos os locais pesquisados, destacou o IBGE. Cresceu mais do que os 6,2% registrados no total do país, a produção das indústrias no Espírito Santo (17,1%), onde todos os segmentos avaliados tiveram desempenho positivo, Paraná (11%), Goiás (10%) e São Paulo (9,7%). Anotaram expansão ainda Pernambuco (8,4%), Amazonas (8,3%) e Minas Gerais (6,7%).

Leia mais sobre indústria

Leia tudo sobre: indústria

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG