Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Produção industrial cai em todas as regiões em novembro, diz IBGE

SÃO PAULO - Todas as 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentaram recuo da produção industrial em novembro, na comparação com outubro de 2008. Segundo a pesquisa, um resultado tão generalizado no mês não era observado desde 1991, quando os onze locais investigados mostraram taxas negativas.

Valor Online |

Os maiores recuos do índice regional, ajustado sazonalmente, foram verificados no Espírito Santo, que registrou queda de 17,2%, e em Minas Gerais, com diminuição de 13,4% da produção industrial em novembro.

Outros destaques foram o Rio Grande do Sul (-7,2%) e o Amazonas (-7,8%), todos com recuo acima da média nacional registrada no período (-5,2%)
São Paulo, Pernambuco e Santa Catarina foram os únicos estados que apresentaram queda menor do que a média nacional em novembro, de 3,2%, 0,2% e 4,7%, respectivamente.

Na comparação com novembro de 2007, também se observou um quadro repleto de resultados negativos, com 12 das 14 regiões pesquisadas apresentando queda na produção industrial. Destas, as regiões com piores quedas foram Espírito Santo (-22%), Minas Gerais (-13,8%) e Santa Catarina (-10,3%). Os únicos estados com avanço da produção foram Paraná (5,7%) e Pará (4%).

A forte queda da produção do Espírito Santo frente a novembro de 2007, foi o resultado mais baixo desde o início da pesquisa do IBGE, em 1991 e deve-se às reduções em quatro dos cinco setores investigados. As contribuições negativas vieram da metalurgia básica (-41,8%), seguido por celulose e papel (-35,8%), alimentos e bebidas (-14,8%) e indústria extrativa (-5,3%).

Já, o indicador negativo em Minas Gerais, na mesma comparação, foi pressionado pela indústria extrativa (-22,9%), com destaque para a menor extração de minério de ferro, e pela indústria de transformação (-12,2%), na qual os veículos automotores provocaram o maior impacto (-41%).

(Vanessa Dezem | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG