Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Produção industrial cai em outubro em 10 locais analisados pelo IBGE

RIO - A produção industrial declinou no mês em outubro em dez dos 14 locais investigados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). No período, ficou abaixo da média nacional (-1,7%) a atividade fabril no Espírito Santo (-5,7%), Rio Grande do Sul (-5,5%) e região Nordeste (-5,1%).

Valor Online |

Também houve queda em São Paulo e no Rio de Janeiro, porém mais discretas, de 0,2% e 0,6%, na ordem.

Em contrapartida, ainda na base mensal, a produção industrial cresceu no Pará, Goiás e Ceará, marcando 3,1%, 2,5% e 1,3%, na ordem. No Paraná, a expansão foi de 1,2%.

No comparativo outubro deste ano com mesmo mês de 2007, dez das 14 localidades pesquisadas verificaram aumento na atividade das indústrias, sobressaindo o Pará (8,9%), Goiás (4,2%) e Paraná (3,9%). Também acabou acima da média nacional (0,8%) a produção no Ceará (2,9%), São Paulo (2,5%), Pernambuco (2,2%) e Amazonas (2%), bem como a do Rio Grande do Sul (1,7%) e Minas Gerais (1,2%).

Com retração, apareceram a região Nordeste, Espírito Santo e Santa Catarina, com baixa de 3,3%, 2,7% e 2,4%, respectivamente.

"Vale mencionar que o mês de outubro, embora com um dia útil a mais que outubro de 2007, está marcado por quedas importantes em setores que concederam férias coletivas não planejadas ou efetuaram paralisações técnicas não programadas, num contexto de aumento da incerteza no ambiente econômico internacional", afirmou o IBGE em nota.

(Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG