Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Produção industrial brasileira cresce 6,3% no 1º semestre

Rio de Janeiro, 1 ago (EFE) - A produção industrial brasileira, impulsionada principalmente pelo setor automotivo, cresceu 6,3% no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período de 2007, a maior expansão para esse espaço de tempo desde 2004, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

EFE |

O resultado foi favorecido pelo bom desempenho do setor em junho, quando a produção das fábricas brasileiras atingiu seu maior nível histórico graças a um crescimento de 6,6% frente ao mesmo mês do ano passado e de 2,7% na comparação com maio.

Da mesma forma, a expansão do setor fabril no segundo trimestre do ano foi de 6,2% frente ao mesmo período de 2007 e de 1,0% em comparação com o primeiro trimestre.

Segundo os dados divulgados pelo IBGE, o crescimento da produção da indústria acumulado nos últimos 12 meses até junho foi de 6,7% frente ao período entre julho de 2006 e junho de 2007.

De acordo com o organismo, 21 dos 23 setores industriais estudados registraram crescimento no primeiro semestre frente ao mesmo período do ano passado.

A forte expansão foi liderada pelo setor de automóveis, cuja produção aumentou 18,4% no semestre, embora também tenham se destacado o crescimento dos setores de máquinas e equipamentos (9,4%), equipamentos de transporte (33,1%), metalurgia básica (7,6%) e indústrias extrativas (6,4%).

Os produtos cuja fabricação mais aumentou no semestre foram automóveis, caminhões, aparelhos elevadores para transporte de mercadoria, máquinas para colheita, aviões, motocicletas, minérios de ferro, herbicidas, tintas e vernizes para construção, e tubos, canos e mangueiras flexíveis.

"O resultado do primeiro semestre confirmou o padrão de crescimento da indústria ao longo do ano, com um maior dinamismo por parte dos setores produtores de bens de capital (cujo crescimento foi de 17,1%) e de bens de consumo duráveis (13,9%)", segundo o Instituto. EFE cm/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG