Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Produção global de biodiesel deve crescer 12% ao ano--F.O Licht

SÃO PAULO (Reuters) - A produção global de biodiesel deve crescer 10 a 12 por cento anualmente em relação aos atuais 9,85 bilhões de litros, com as exportações dos EUA e da Argentina aumentando devido à forte demanda, disse a consultoria F.O. Licht na terça-feira. Alan Bullion, vice-editor do Relatório Mundial de Álcool e Biocombustíveis da F.O. Licht, afirmou que os preços para matérias-primas como soja, canola e palma devem se estabilizar nos próximos dois anos já que o plantio vai se igualar à demanda.

Reuters |

Ele disse ainda que a Comissão da União Européia está investigando as importações de biodiesel dos EUA, que cresceram com força nos últimos anos e estão afetando os produtores europeus. Segundo Bullion, as importações subiram para 700 mil a 1 bilhão de litros por ano, ante 90 mil litros em 2006 e apenas 7 mil litros em 2005.

'Mesmo assim, a demanda por óleos vegetais continua a superar a oferta na UE', disse ele.

Atualmente, a UE responde por cerca de 66 por cento da produção total de biodiesel no mundo, com 6,5 bilhões de litros anualmente, seguida pelos Estados Unidos com 1,5 bilhão de litros.

Argentina e Brasil ainda são relativamente pequenos, com 500 milhões de litros por ano.

'Apesar de a expectativa ser de o Brasil produzir até 9,5 bilhões de litros até 2012, por enquanto é principalmente um mercado interno com pouco potencial de exportação', disse Bullion à Reuters no Congresso de Biodiesel em São Paulo.

O Brasil exige uma mistura de 3 por cento de biodiesel em todo o diesel comercial e usa principalmente óleo de soja como matéria-prima.

O crescimento real na produção virá dos Estados Unidos, e a Argentina será o principal exportador da América Latina porque tem bastante capacidade de moagem excessiva com uma estrutura de impostos favorável às exportações.

Ele disse que 58 usinas de biodiesel estão em construção na Comunidade Européia, e 62 nos EUA. Cinco estão sendo construídas na Argentina e 15 no Brasil.

Até 2012, a produção de biodiesel dos EUA deve alcançar 8 bilhões de litros, enquanto que a UE deve produzir 15 a 16 bilhões de litros. O óleo de soja continua a dominar o mercado, respondendo por 58 por cento de toda a produção de biodiesel no mundo.

(Por Reese Ewing)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG