Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Produção de petróleo da Petrobras no país bate recorde em janeiro

RIO - A produção média diária de petróleo e gás da Petrobras no Brasil atingiu 2.219.

Valor Online |

165 barris de óleo equivalente em janeiro, uma alta de 4,8% em relação a janeiro de 2008 e um crescimento de 0,7% frente a dezembro do ano passado. Se for considerada apenas a produção diária de petróleo no mês passado, a estatal atingiu a marca recorde de 1.922.946 barris de média, com alta de 5,3% sobre janeiro de 2008 e de 2,5% ante dezembro.

O recorde de produção de petróleo anterior da Petrobras no Brasil era de 1.897.563 barris, obtido em setembro do ano passado. De acordo com a companhia, o resultado de janeiro decorre da entrada em produção da plataforma P-51, no campo de Marlim Sul, do crescimento do volume extraído pela P-53 e da entrada de novos poços no campo de Marlim, na Bacia de Campos.

Em relação ao gás natural, a produção da empresa no Brasil atingiu a média de 47,095 milhões de metros cúbicos diários em janeiro, volume 9,9% menor que o extraído em dezembro de 2008, acompanhando a redução da demanda nacional no mês.

Quando considerados os campos do Brasil e do exterior, a produção total de petróleo e gás natural da estatal atingiu a média diária de 2.434.121 barris de óleo equivalente em janeiro. O volume é 3,8% superior à produção de janeiro do ano passado e está no mesmo nível do volume total extraído em dezembro.

No exterior, a Petrobras produziu a média de 214.956 barris de óleo equivalente por dia, 7,3% abaixo do volume produzido em dezembro e 5,3% menor que a produção de janeiro do ano passado. A produção de gás natural no exterior foi de 15,762 milhões de metros cúbicos, inferior aos 17,062 milhões de metros cúbicos produzidos em dezembro de 2008.

"A variação internacional deveu-se a fatores como a menor produção na Bolívia, ocasionada pela redução da demanda para o Gasoduto Bolívia-Brasil e a problemas operacionais no campo de Coulomb, nos Estados Unidos", diz a nota divulgada pela Petrobras.

(Rafael Rosas | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG