Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Produção de laranja em MG terá incremento de 2,26%, prevê governo

Belo Horizonte, 22 - A produção de laranja em Minas Gerais deverá apresentar um incremento de 2,26% na safra deste ano, para 596,9 mil toneladas. O resultado, segundo avaliações da secretaria de Estado da Agricultura, a partir de dados colhidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi motivado pelos ganhos de produtividade das lavouras, uma vez que foi registrada a redução da área plantada em 2,53%, para 31,5 mil hectares, por conta da substituição de pomares antigos.

Agência Estado |

Segundo a secretaria, na safra atual os produtores aumentaram os investimentos no cultivo com a utilização de tecnologia, já que o mercado apresentou boas perspectivas no ano passado. Ainda que as chuvas tenham sido mal distribuídas, os pomares mineiros registraram a abertura de quatro floradas, o que deverá ampliar o período de colheita. O período normal no Estado vai de maio ao final de setembro, mas os produtores acreditam que o processo prosseguirá até dezembro e ainda esperam a chegada de uma safra tardia, a partir de fevereiro de 2009.

Minas Gerais é o quarto maior produtor de laranja do Brasil, depois de São Paulo (maior produtor do Brasil, com 80% do volume produzido), Bahia e Sergipe. No Estado, os cinco maiores municípios produtores estão localizados na região do Triângulo Mineiro, que responde por 68% de toda a oferta mineira de laranja, ou o equivalente a 397,7 mil toneladas. Os demais grandes produtores são os municípios de Comendador Gomes, Prata, Uberlândia e Uberaba.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG