Ribeirão Preto, 10 - Dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), divulgados hoje, mostram que a produção de café no Estado de São Paulo irá aumentar 41,7% e chegará a 263 mil toneladas em 2008, ou cerca de 4 milhões de sacas beneficiadas de 60 quilos. O crescimento ocorre em decorrência do aumento de 47% na produtividade, justificado pela característica de bienalidade da cultura.

O levantamento feito em abril mostra ainda uma pequena queda de área em 3,2% com um total de 223,61 mil hectares no Estado de São Paulo.

Cana - Maior produtor nacional de cana-de-açúcar, o Estado de São Paulo deve moer 344,8 milhões de toneladas na safra 2008/2009, alta de 5,2% sobre as 327,7 milhões de t da safra anterior, informou a Secretaria de Agricultura do Estado, a partir do levantamento do IEA e da Cati realizado em abril.

Os dados apontam ainda para um aumento na área plantada de 2%, totalizando 4,9 milhões de hectares cultivados ante 4,8 milhões no fechamento da safra passada. "A incorporação de cerca de 100 mil hectares em áreas novas mostra um crescimento menos acelerado no cultivo em relação às safras anteriores, quando tivemos saltos de até 300 mil hectares", informou o secretário da Agricultura, João Sampaio.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.