Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Produção de automóveis cai 28,6% e vendas, 25% em novembro no Brasil

Rio de Janeiro, 4 dez (EFE).- A produção de automóveis no Brasil caiu 28,6% em novembro em relação ao mesmo mês de 2007, enquanto as vendas caíram 25% no mesmo período, segundo números divulgados hoje pelo setor.

EFE |

Segundo as estatísticas mensais da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em novembro as unidades de montagem produziram 164.900 novas unidades e comparado com outubro a redução foi de 34%.

As vendas em novembro caíram para 177.800 unidades, uma perda de 25,7% em relação a outubro.

No acumulado entre janeiro e novembro as vendas internas do setor totalizaram 2,63 milhões de unidades e apesar da drástica queda de fim de ano acumulam uma alta de 18,3% sobre os primeiros 11 meses de 2007.

Neste período, em 2008, foram produzidos 3,11 milhões de unidades, 13% a mais do que entre janeiro e novembro de 2007.

A receita por exportações também caíram em novembro, com queda de 23% em relação a outubro e de 7,8% comparada com novembro de 2007, somando US$ 1 bilhão.

Nos primeiros 11 meses do ano essas vendas externas renderam US$ 13 bilhões de dólares, um avanço de 6,1% sobre o mesmo período de 2007.

A indústria automotiva responde por um quarto do Produto Interno Bruto do setor industrial brasileiros, segundo números oficiais do Governo.

Os resultados de novembro confirmam previsões de analistas do setor, depois que as principais unidades de montagem européias e americanas que operam no Brasil anunciaram férias forçadas para reduzir seu ritmo de produção.

Os sindicatos do setor temem demissões em massa, pois as unidades de montagem enfrentam um freio forte da demanda interna e externa além de uma súbita paralisação das linhas de crédito aos compradores finais, aos fornecedores e aos comerciantes. EFE ol/jp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG