Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Produção de aço bruto cresce 11,5% e bate recorde

A produção de aço bruto no Brasil atingiu o recorde de 3,2 milhões de toneladas em julho, com 11,5% sobre o mesmo mês de 2007. Mais uma vez, os setores automotivo, de máquinas industriais e de construção civil impulsionaram a procura por aço, segundo o Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS).

Agência Estado |

Com os dados de julho, a produção acumulada em 2008 atingiu 20,645 milhões de toneladas.

Esse total é superior em 7,6% ao produzido de janeiro a julho de 2007. Os números divulgados pelo IBS mostram que o aumento em julho deve-se basicamente aos produtos de menor valor agregado, já que os laminados, que continuam com a maior produção, até tiveram redução: de 2,206 milhões de toneladas em julho do ano passado para 2,182 milhões de toneladas em julho deste ano.

As vendas ao mercado interno foram de 2,076 milhões de toneladas, 17,5% a mais que em julho de 2007, sendo os laminados responsáveis por 2,007 milhões de toneladas, 17,1% acima do mesmo mês do ano passado.

Houve recordes de vendas internas tanto para os planos (7,8%) quanto para os longos (32,3%), mais usados na construção civil e indústria de base. A Brascan Corretora comentou em relatório a "forte disparidade" entre esses porcentuais e concluiu que o grande aumento nos longos "é especialmente positivo para a Gerdau".

Já se os planos aumentarem muito "isso se refletiria em um maior volume de importação", segundo a Brascan. "Ressaltamos que CSN e Usiminas (produtoras de planos) atuam hoje com plena capacidade", diz o texto.

As vendas no mercado interno de janeiro a julho somaram 13,569 milhões de toneladas, 18,2% acima do mesmo período de 2007. A parte referente a laminados foi de 13,108 milhões de toneladas, com alta de 17,8% nas vendas internas dos primeiros sete meses do ano passado.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG