A AES Eletropaulo e a Bandeirante de Energia, as duas maiores concessionárias de energia da Grande São Paulo, foram multadas em R$ 3,2 milhões ontem pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon). As empresas serão notificadas pelo órgão nos próximos dias e ainda podem recorrer contra a multa.

O motivo para a autuação, segundo o Procon, foram as quedas constantes de energia, a demora para o restabelecimento do serviço e o mau atendimento aos clientes oferecido pelas empresas no período investigado pelo órgão, entre dezembro de 2009 e fevereiro deste ano.

Segundo o diretor executivo do órgão, Roberto Pfeiffer, as multas foram aplicadas após terem sido analisados diversos casos de falta de energia causados por panes nos equipamentos das concessionárias, e não por fenômenos naturais como a queda de árvores. "Focamos em eventos nos quais eles confessaram falhas em seus próprios equipamentos, para evitar alegações de força maior", disse.

Um exemplo foi o apagão de seis horas e meia que atingiu a região da Avenida Paulista no dia 11 de fevereiro, causado por problemas em uma subestação da AES Eletropaulo. Para Pfeiffer, a empresa pecou ao não fazer manutenção correta em seus equipamentos e em demorar a consertar o problema. "Foi um tempo excessivo para uma artéria vital da cidade, como a Avenida Paulista", diz.

A AES Eletropaulo presta serviços a 5,8 milhões de clientes (entre residências, comércios e fábricas) na capital e em outras 23 cidades, enquanto a Bandeirante de Energia atende 1,4 milhão em 28 municípios da Grande São Paulo, do Alto Tietê e do Vale do Paraíba. Ambas informaram que não haviam sido notificadas oficialmente pelo Procon e, por isso, não comentariam a autuação.

Reclamações. O anúncio da multa ocorreu poucos dias após o Procon divulgar que a AES Eletropaulo foi a terceira empresa com maior número de reclamações em todo o Estado em 2009.

Foram contabilizadas 1.340 queixas contra a concessionária, ante 574 em 2008 (ano em que ficou no nono lugar no ranking geral) e 199 em 2007 (quando ficou na vigésima colocação). Segundo Pfeiffer, esse crescimento - de quase 7 vezes em dois anos - aponta para uma piora no serviço e no atendimento ao consumidor oferecido pela empresa. "É todo um quadro muito preocupante, no qual você nota uma queda constante de qualidade técnica", afirmou.

Na sexta-feira, mesmo dia em que foi divulgado o ranking, a AES Eletropaulo apresentou seu balanço anual e informou que teve lucro de R$ 1,1 bilhão em 2009 - um crescimento de 54,4% em dois anos.

Enquanto isso, o total utilizado pela empresa para investimento subiu numa taxa quase três vezes menor - 19,1% entre 2007 e 2009.

Metas. O grande aumento no número de reclamações - a maior parte relativa a problemas como dupla cobrança e inclusão indevida na Serasa - levou o Procon a convocar executivos da própria AES Eletropaulo para discutir medidas que façam baixar as queixas em 2010.

De acordo com Pfeiffer, foi combinado um prazo de dez dias para que a empresa apresente um plano de metas para a redução. "Estamos querendo que eles apresentem uma redução expressiva. Cabe a eles darem essa resposta e, quem sabe, passar a dar um bom exemplo de uma empresa com compromisso com o consumidor", afirmou.

Em nota divulgada na sexta-feira passada, a Eletropaulo informou que 48% das reclamações se referem a processos de 2008 e que investiu R$ 516 milhões em sua rede em 2009.

Árvore. Uma das queixas que a Eletropaulo certamente receberá em 2010 será a do médico Sérgio Garbi, de 62 anos. Morador da Vila Madalena, zona oeste, ele ficou mais de 50 horas sem luz desde que uma árvore caiu sobre a fiação elétrica em sua rua na tarde de domingo e interrompeu o funcionamento do aspirador traqueal necessário para a saúde de seu pai, Mário, de 86 anos.

Sérgio ligou diversas vezes para a Eletropaulo mas, depois de não ter seu problema solucionado, apelou para a improvisação e puxou uma extensão de energia da casa da vizinha. "Foram 48 horas aguardando a boa vontade de ligar um fio. É só um fio, gente. É inacreditável", reclamou.

A Eletropaulo informou que só foi notificada do problema na segunda-feira de manhã e que restabeleceu a energia no local durante na tarde de ontem.

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