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Procon abre site para reclamações sobre call center

O diretor de Atendimento e Orientação ao Consumidor da Fundação Procon de São Paulo, Evandro Zuliani, participou de um bate-papo de 30 minutos com os internautas do IG, às 12h desta segunda-feira, sobre as novas regras de call center. Segundo Zuliani, para se adaptar à demanda, o Procon abriu um espaço de atendimento pelo site, onde podem ser feitas as reclamações sobre as empresas.

Redação |

 

O site foi aberto hoje com a entrada em vigor do decreto. Ele é especificamente para as reclamações de call center porque nós já prevemos um aumento de demanda, explicou. Ele, porém, afirmou que não houve mudança na equipe do Procon em função desta nova lei.

Conforme o diretor, órgão irá recolher diversas reclamações iguais no site para instalar o processo contra a empresa. As demandas que entrarem serão analisadas do ponto de vista coletivo. A função específica [do site]  é orientar a atividade de fiscalização e de retificação de condutas das empresas, afirmou.

Entre as empresas que são obrigadas a cumprir a lei, o advogado destacou as empresas de telefonia fixa e móvel, transportes aéreos, empresas de cartão de crédito, planos de saúde e odontológicos. As empresas ficam sujeitas a multas, que podem variar de R$ 212 a R$ 3 milhões. Se tiver problemas, o consumidor deve exigir que a empresa mande a gravação em até 72 horas. Se a empresa se negar, o consumidor pode formalizar a denúncia no Procon, afirmou.

O advogado explicou ainda que se a ligação cair a empresa também está sujeita a penalização. Isso demonstra violação de uma regra especíifica do decreto, o Artigo 4, que a ligação não deve ser finalizada salvo algum problema técnico, disse. Zuliani explicou ainda que, nos casos de empresas terceirizadas que prestam serviços de call center, quem irá arcar com as sanções e multas é a companhia que contratou o serviço.

 

iG

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