rápido e estável , diz Jintao - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Prioridade da China para 2009 é crescimento rápido e estável , diz Jintao

PEQUIM - O presidente da China Hu Jintao afirmou que a máxima prioridade da China para o ano de 2009 é manter um crescimento econômico estável e relativamente rápido no contexto de crise mundial.

EFE |

Segundo publicou neste sábado o jornal oficial "China Daily", o máximo líder chinês fez estas declarações na saída de uma reunião com conselheiros econômicos.

"Asseguraremos um crescimento rápido e de qualidade da economia nacional durante o próximo ano", assinalou Hu, acrescentando que a China continuará desenvolvendo uma política fiscal "ativa" e uma política monetária "moderadamente aberta".

Estes novos qualificativos contrastam com a política fiscal "prudente" e a política monetária "estrita" que Pequim apregoava antes de explodir a crise financeira e econômica mundial.

Neste sentido, Hu lembrou a importância de continuar aumentando a demanda doméstica na China para atenuar o previsível freada forte das exportações.

Tudo isso, assegurou o presidente da China, para conseguir um desenvolvimento "completo e sustentável" da economia mundial mais pujante, que no terceiro trimestre de 2008 avançou apenas 9,9%, o dado mais baixo da última meia década.

"O país precisa aproveitar os desafios da atual crise global como uma oportunidade de acelerar a reestruturação industrial e melhorar em outras competências", assegurou o líder chinês.

Assim, o gigante asiático prestará especial atenção ao desenvolvimento do setor rural, para assegurar o abastecimento de grão e outros alimentos.

 

Leia tudo sobre: china

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG