Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Principais medidas do plano de salvamento do Fannie Mae e Freddie Mac

Estas são as principais medidas do plano de socorro prestado aos organismos americanos de refinanciamento hipotecário Fannie Mae e Freddie Mac pelo governo americano e anunciadas neste domingo pelo secretário do Tesouro, Henry Paulson:

AFP |

 

COLOCAÇÃO SOB A TUTELA ESTATAL:

- Ambas empresas ficarão sob tutela de seu regulador, a Federal Housing Finance Agency (FHFA), até que suas finanças tenham se recuperado.

- Não foi fixado um prazo para pôr fim a esta tutela.

- As direções de ambos os bancos cessam suas funções, mas os presidentes Daniel Mudd (Fannie Mae) e Richard Syron (Freddie Mac) permanecerão no cargo "por algum tempo para facilitar a transição e serão substituídos por Herb Allison, um ex-diretor do Merrill Lynch.

APOIO FINANCEIRO A AMBAS EMPRESAS:

- O Tesouro emprestará até 100 bilhões de dólares a cada uma das empresas.

- O Tesouro comprará os títulos "só quando for necessário e nas condições que considerar apropriadas", com o objetivo de manter ambas empresas em situação patrimonial positiva.

- Em contrapartida, o Tesouro terá prioridade em caso de liquidação.

- O Tesouro recebe de imediato um bilhão de dólares em títulos preferenciais com juros de 10% ao ano (12% se as empresas renunciarem à cobrança de dividendos) e estes títulos permitirão, potencialmente, chegar até 79,9% do capital social de ambas empresas.

- O Tesouro cobrará uma comissão trimestral a partir de 2010 por seu "apoio explícito" a ambas firmas. O total será determinado pelo Tesouro e pelo regulador em consenso com o Banco Central.

APOIO AO MERCADO DE CRÉDITO HIPOTECÁRIO:

- O Tesouro vai utilizar a possibilidade aberta pela nova lei imobiliária para comprar títulos vinculados a créditos hipotecários emitidos pelo Fannie Mae e Freddie Mac. Esta autorização caducará no fim de dezembro de 2009.

- O Tesouro começará suas compras durante este mês, na expectativa de conseguir uma distensão das taxas de crédito hipotecário.

FINANCIAMENTO DE ATIVIDADES DO FANNIE MAE E FREDDIE MAC:

- O Federal Reserve (Fed, banco central americano) de Nova York oferecerá a liquidez necessária ao Fannie Mae e Freddie Mac em troca de títulos vinculados a créditos hipotecários emitidos por ambas empresas ou pela rede pública de financamiento hipotecário.

- Esta facilidade, já prevista no plano anterior de apoio aos dois grupos, caducará no final de 2009.

Leia mais sobre: mercado hipotecário

Leia tudo sobre: euahipotecamercados

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG