Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Primeiro-ministro da China confia no governo para superar crise

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, manifestou confiança na capacidade do governo para superar a desaceleração econômica do país, anunciou o gabinete.

AFP |

"Temos plena confiança de que dispomos das condições e da habilidade para superar os desafios que enfrentamos", afirmou Wen segundo o site do governo.

"Devemos ter consciência da severidade e incerteza da crise financeira global (...) e adotar medidas mais firmes".

Wen fez os comentários durante as reuniões da semana passada para preparar o relatório anual do trabalho governamental que será apresentado no Parlamento em 5 de março.

Desde que anunciou em novembro do ano passado um plano de estímulo de quatro trilhões de yuanes (585 bilhões de dólares) para superar a crise econômica global, Wen tem manifestado de forma consistente o convencimento de que a economia chinesa continuará com seu extraordinário crescimento.

Porém, a economia do país registrou uma desaceleração drástica no fim de 2008 quando a crise atingiu em cheio a terceira maior economia do planeta, muito dependente das exportações.

O crescimento chinês foi de 6,8% no cuarto trimestre, o que reduziu a cifra anual a 9%. A economia chinesa crescera 13% em 2007.

Mais de 20 milhões de trabalhadores imigrantes, o motor da economia chinesa, perderam o emprego pela crise.

sai/fp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG