Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Primeiro leilão para repasse a exportadores será de US$ 2 bilhões

SÃO PAULO - O primeiro leilão do Banco Central (BC) com dinheiro das reservas destinado ao financiamento de operações de comércio exterior, marcado para a próxima segunda-feira, dia 20, será no valor de US$ 2 bilhões. O prazo do empréstimo será de seis meses, vencendo em 20 de abril de 2009.

Valor Online |

As regras da operação foram divulgadas há pouco pelo BC, por meio do Comunicado 17.540. O leilão ocorrerá das 16h00 até as 17h00. Poderão participar todas os bancos autorizados a operar no mercado de câmbio.

A taxa de juros será composta pela Libor desta sexta-feira (um dia útil antes da operação), mais um spread que deverá ser definido no leilão. De acordo com a Associação de Bancos Britânicos, a Libor de seis meses em dólar ficou em 4,13% ao ano hoje.

Nesta primeira transação, os bancos terão que dar como garantia títulos da dívida externa soberana brasileira (os títulos do tipo Global) com um valor de 5% acima do montante efetivamente tomado.

O Banco Central poderá pedir margens adicionais de proteção se houver variação acima de 3% no preço de mercado das garantias oferecidas.

Na tarde de hoje, o presidente do BC, Henrique Meirelles, disse que a autoridade monetária vai monitorar o comportamento dos bancos para assegurar que os dólares comprados no leilão sejam efetivamente repassados para as empresas.

(Valor Online)

Leia tudo sobre: leilao bc

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG