Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Previsão de expansão de 4% para PIB em 2009 é otimista, diz ministro

SÃO PAULO - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, classificou hoje como otimista a previsão de crescimento de 4% para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional em 2009, várias vezes citadas pelo colega da Fazenda, Guido Mantega. Na avaliação de Miguel Jorge, ainda é cedo para fazer projeções para o crescimento econômico no próximo ano, mas afirmou que se tivesse que arriscar um palpite estimaria um salto próximo a 3%.

Valor Online |

O ministro disse, no entanto, que prefere esperar até o fim do terceiro trimestre de 2009 para anunciar uma previsão mais sensata. A justificativa é de que os últimos meses do ano ainda poderão mostrar a reação da economia brasileira aos efeitos da crise. " Eu acho 4% otimista. Gostaria muito de apostar num número desses, mas eu apostaria em algo mais próximo de 3% " , afirmou ele, que participou do Encontro Nacional da Indústria Química, que ocorre em São Paulo.

Questionado sobre a situação atual do crédito, após as medidas de incentivo implementadas pelo governo, o ministro afirmou que as operações de Adiantamento de Contrato de Câmbio (ACC) estão voltando à normalidade e têm mostrado bom desempenho. " Essas operações estão nos melhores volumes dos últimos meses " , disse.

(Murillo Camarotto | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG