Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Presidentes latino-americanos têm reuniões bilaterais antes da cúpula do G-20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua colega da Argentina, Cristina Kirchner, programaram várias reuniões bilaterais, nesta sexta-feira, com outros membros do G-20 e com personalidades do próximo governo americano, a poucas horas do início da cúpula.

AFP |

 

Lula tem uma extensa lista de reuniões, incluindo um encontro com o premier japonês, Taro Aso, o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, e a própria presidente argentina.

Kirchner já se reuniu com o primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, e com o presidente da Comissão de Assuntos Bancários do Senado dos EUA, o democrata Christopher Dodd, informaram fontes diplomáticas.

"A Argentina e a presidente Kirchner têm boas relações com todo mundo na região, e algumas pessoas devem entender que as portas vão se abrir agora e que devem aproveitar essa oportunidade. Acredito que o presidente eleito (Barack) Obama gostaria que isso acontecesse", disse o senador Dodd à AFP, na saída da reunião.

Dodd, que visitou a Argentina em maio passado, é presidente de uma das comissões do Congresso americano encarregadas de supervisionar os planos de resgate bancário nos Estados Unidos.

O senador também deve se reunir com o presidente mexicano, Felipe Calderón, pouco antes do jantar de gala na Casa Branca, que será oferecido pelo presidente George W. Bush aos convidados do G-20.

Os líderes das 20 principais economias do mundo se reúnem no sábado para debater propostas para enfrentar a crise financeira mundial e melhorar sua coordenação.

Cristina Kirchner ainda deve se encontrar com a ex-secretária de Estado americana Madeleine Albright, enviada especial de Obama para essa cúpula, confirmaram fontes diplomáticas argentinas.

Calderón se reunirá com congressistas americanos, antes de se juntar aos demais líderes, na Casa Branca, segundo fontes da delegação mexicana.

Leia mais sobre G20

Leia tudo sobre: g20

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG