Washington, 18 set (EFE).- O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Ben Bernanke, e o secretário do Tesouro, Henry Paulson, convocaram os membros do Congresso para uma reunião esta noite, naqual estudarão um plano de medidas contra a crise.

A reunião, segundo a rede de TV "CNBC", estava prevista paras 20h (de Brasília), e aconteceria no escritório da presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi.

Nos últimos dois dias, nos quais a situação dos mercados financeiros se agravou, vários legisladores democratas e republicanos reclamaram de o Governo de George W. Bush não ter consultado o Congresso sobre que medidas seriam mais conveniente tomar.

Pelosi foi uma das que mais cobrou um pacote de medidas, embora tenha dito que, antes da aprovação de qualquer tipo de legislação, é preciso "investigar o que aconteceu de errado nos mercados financeiros".

A "CNBC" disse que na reunião de hoje deve ser estudado um pacote de medidas que incluiria a criação de uma agência federal encarregada de assumir as dívidas de má qualidade dos bancos. EFE pgp/sc

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.